“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster

Quem utiliza os SAAC

Candidatos à Comunicação Alternativa e Aumentativa


  • Os SAAC são utilizados pelas pessoas que num processo comunicativo têm necessidade de usar técnicas que complementem ou reforcem a fala;
  • A utilização de Comunicação Aumentativa e Alternativa não está dependente da idade ou das capacidades mentais;
  • Todas as pessoas poderão vir a precisar, a dada altura da sua vida, de uma forma de suporte à Comunicação.



Segundo Tetzchner & Martinsen (2000) existem três grupos de indivíduos com necessidade de comunicação alternativa e aumentativa

  1. Indivíduos que não usam ou usam muito pouco a fala como meio de comunicação;
  2. Indivíduos que mostram um elevado nível de compreensão da linguagem falada, mas que carecem de um meio adequado de expressão.
  3. Indivíduos cujas dificuldades motoras os impedem completamente de falar, ou o fazem de uma forma pouco inteligível.






Os sistemas  alternativos/aumentativos de comunicação
 podem servir como um meio temporário ou como um meio de comunicação a longo prazo. 





As pessoas que utilizam SAAC podem ter: 

 
Doenças congénitas/desenvolvimento:

• Paralisia Cerebral;
• Perturbações Cognitivas;
• Surdos - Cegos;
• Perturbações do Espectro do Autismo;
• Perturbações Específicas da Linguagem;
                           (…)

Doenças /Incapacidades adquiridas:

• Traumatismo Craneo - Encefálico;
• Acidente Vascular Cerebral;
• Lesões da Espinal-medula;
• Laringectomia;
 Asfixia;
• Doenças Neurológicas Progressivas (doença de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Doença de Parkinson, entre outras).
                            (…)


Quando se concebe, adapta ou selecciona uma ajuda técnica a um indivíduo , devem estar sempre presentes preocupações das quais se destacam
 as mais importantes:


  • Como, quando e onde vai ser utilizada a ajuda técnica?
  • Quais são as capacidades cognitivas do utilizador?
  •  Quais são as expectativas desse utilizador?
  •  Que tipo de mensagens devem estar disponíveis?






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Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




Bibliografia



Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



Outras publicações:



Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: