“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster

Quem somos


Bem Vindos!!!


 Somos seis profissionais da área da educação,  professoras do Ensino Básico. De momento, frequentamos um curso de Pós-graduação em Ciências da Educação, área de Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor do Instituto Superior D. Dinis.


Este blogue foi desenvolvido no âmbito da avaliação final da Unidade Curricular As Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às Necessidades Educativas Especiais do curso de Pós-graduação e consta de um conjunto de temáticas e materiais que nos permite enriquecer a nossa prática educativa enquanto professoras de Educação Especial.



As temáticas selecionadas versam sobre os Sistemas Alternativos e Aumentativos da Comunicação fazendo uma abordagem ao conceito e aos diferentes tipos de sistemas, salientando as vantagens e desvantagens do uso de um SAAC e a forma como deve ser implementado para que promova os objetivos para o qual foi concebido. Referimo-nos mais detalhadamente aos Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), na medida em que, o cerne do nosso trabalho assenta numa música adaptada com estes símbolos.







Numa outra página deste blogue fazemos uma síntese reflexiva, onde se expõe a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.



Esperamos que este blogue seja uma preciosa ajuda no alargamento de conhecimentos!!!




Afinal está a lidar-se com o futuro de crianças, todas elas com personalidades diferentes, mas, no fundo, com uma caraterística comum em todas elas: o enorme desejo de aprender, através da alegria, da felicidade e de um sorriso!





2 comentários:

  1. Bom dia!

    O ser humano é, por natureza, um comunicador, quer quando utiliza a fala ou mesmo quando está em silêncio: comunicamos oralmente, por escrito, por gestos, por expressões faciais, etc. Para que este processo ativo de troca de informações se realize é necessário que exista um código comum que, na verdade, nem sempre o é. Com isto pretendemos dizer que muitas crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais, não comunicam da mesma forma do que a maior parte das pessoas, necessitando, por isso, de formas de comunicação alternativa e aumentativa.
    Este blogue vem demonstrar isso mesmo, dando a conhecer as características destes tipos de comunicação e exemplos concretos para colocar em prática sistemas adaptados que permitam uma inclusão geral de todos. É, por isso, um blogue útil, que com a sua organização e forma de apresentação aprazível, permite que nos aproximemos destas realidades, reconhecendo-as e assumindo a necessidade de contribuirmos para a sua real utilização e aplicação nas escolas.

    Bom trabalho,
    Catarina Mangas
    Donzília Maia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada colegas pelo vosso comentário! Foi com esse objetivo que construimos este blogue. A esperança de ser um espaço de alargamento de conhecimentos para podermos melhorar a nossa prática educativa e também aprender a "lidar" e atenuar estas dificuldades.

    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar



Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




Bibliografia



Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



Outras publicações:



Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: