“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster

Vantagens e desvantagens da utilização dos SAAC

Vantagens da utilização dos SAAC:

1 - Complementar e incentivar o uso das capacidades residuais de comunicação do indivíduo ( fala ou vocalização, gestos ou sinais);


2 - Os SAAC não prejudicam o desenvolvimento da linguagem verbal, mas antes reforçam a fala e /ou o desenvolvimento da linguagem;


3 - Os SAAC podem servir:
  • Como sistemas de comunicação provisório;
  • Como sistemas facilitadores da linguagem;
  • Como suplemento à linguagem verbal;
  • Como sistema de comunicação inicial.

4 - Os sistemas aumentativos permitem e facilitam a aplicação de estratégias (apontar os símbolos, emitir gestos ou sinais).

5 - Proporcionam aos utilizadores a oportunidade de comunicar mais vezes, com um maior número de pessoas e sobre uma maior diversidade de temas.

6 - Os SAAC permitem que os indivíduos se tornem independentes e possam expressar autonomamente desejos, interesses e sentimentos.


Os SAAC devem, sempre que possível, complementar e/ou incentivar o uso das capacidades residuais do indivíduo e não substitui-las integralmente, o que poderia contribuir para o atrofiamento dessas formas residuais.





Desvantagens da utilização dos SAAC


  • Os SAAC não são sistemas de comunicação habituais havendo, por vezes, falta de conhecimento por parte dos indivíduos falantes; 


  • Nem sempre é bem aceite o uso dos SAAC pelas pessoas falantes que rodeiam a pessoa que dele necessitam, pois muitas vezes pensam que se está a desistir da comunicação vocal;

  • As pessoas falantes podem não ter disponibilidade de tempo para receber e/ou interpretar as mensagens;


  • Os equipamentos são bastante caros e é necessário a formação de pessoas que possam ajudar na sua utilização e na descodificação das mensagens;


  • Os equipamentos que necessitam de energia podem avariar ou descarregar, vindo a causar frustração no utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário



Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




Bibliografia



Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



Outras publicações:



Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: