“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster


Esta é a história de um jovem com Paralesia Cerebral e mostra como o Sistema Alternativo de Comunicação SPC o ajuda no seu dia-a-dia










Quando realizámos este trabalho, adaptamos a música "O meu Pequeno Trevo"da autoria de João Portugal para SPC, com a colaboração dos alunos do 1º ano da E.B.I de Sto Onofre
e E.B1 de Paul. 

Vejam.... Está maravilhoso!






Sem comentários:

Enviar um comentário



Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




Bibliografia



Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



Outras publicações:



Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: