“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster

Sistema Makaton

 
  • Este sistema usa gestos, símbolos, figuras e expressões faciais que podem ser utilizados em simultâneo com a fala;


  • Os sinais usados são conceitos/ideias seleccionados de acordo com o que é mais apropriado para a criança;


  • Facilita o acesso aos significados do e no mundo com os outros, o que proporciona maior disponibilidade para a relação.








    Sem comentários:

    Enviar um comentário



    Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




    Bibliografia



    Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



    Outras publicações:



    Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



    novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


    Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

    Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: