“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”
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Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.
Bibliografia
Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;
Outras publicações:
Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;
novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;
Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.
Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites:
http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=14
http://www.omundodacomunicaçãoblogspt.com/
Se tiverem curiosidade poderão consultar os seguintes sites:
www.appda-lisboa.org.pt/federacao/files/PECS.ppt
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