“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar porque com ela depressa recuperaria tudo o resto.”

Daniel Webster

Tipos de sistemas



Sistemas de Comunicação Sem Ajuda (“Unaided”): São sistemas que não precisam de ajuda externa – o indivíduo usa o próprio corpo através de sinais, piscar de olhos, vocalizações, apontar, escrita e outros gestos.


Sistemas de Comunicação com Ajuda: São sistemas que requeremalgum tipo de assistência externa, instrumentos ou ajudas técnicas para que possa ter lugar a comunicação, tais como:
  • tabuleiros e quadros de comunicação;
  • digitalizadores e sintetizadores de Fala;
  • papel, lápis; 
  •  máquinas de escrever adaptadas;
  •  computadores etc;












    Sem comentários:

    Enviar um comentário



    Concluímos, afirmando que as técnicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), permitem uma melhor expressão de quem tem dificuldade em exprimir-se e melhoram as relações com o mundo, pois a criança sente-se mais compreendida e aceite por quem a rodeia.




    Bibliografia



    Nogueira, C. (2009). Educação especial - Comunicar com crianças com paralisia cerebral. Editorial Novembro;



    Outras publicações:



    Comunicação, linguagem e fala, Perturbações Específicas de linguagem em contexto escolar, Ministério da Educação, 2003;



    novação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave;


    Comunicação e linguagem - Sistemas Alternativos e Aumentativos da comunicação, Universidade Portucalense, 2008.

    Para mais informação sobre os símbolos poderão consultar alguns sites: